Foi a previsão feita hoje pelo comandante, coronel Adão Macedo. Os aprovados podem ser incorporados em maio ou junho
Por Misto Brasil – DF
O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Adão Macedo, disse que em uma semana devem ser divulgadas as próximas etapas do concurso público. O certame está suspenso desde setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Veja a entrevista em vídeo logo abaixo.
O edital de concurso limitava a no máximo 10% a participação de mulheres nos quadros da instituição.
Em outubro, o ministro do STF, Cristiano Zanin, convocou uma audiência pública por considerar a urgência e as peculiaridades do caso.
Depois da consulta pública, o ministro homologou no dia 26 de outubro um acordo que exclui a limitação da participação de mulheres. O acordo foi firmado em audiência de conciliação no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7433, ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O comandante disse hoje (20) que “haverá uma nova reclassificação, e após essa reclassificação se dará a continuidade das etapas do concurso. Haverá a correção da redação e a sequência das etapas seguintes. Por conta dessa reclassificação é possível que consigamos publicar ainda nesta semana essa reclassificação”.
“A gente está estimando que, se tudo der certo, se não tiver mais nenhuma intercorrência, no mês de maio ou junho, a gente esteja incorporando esses novos policiais”.
Sobre novos concursos públicos para a Polícia Militar, em 2024, o coronel Adão Macedo explicou que depende do orçamento da União, que ainda não tem previsão orçamentária aprovada.
Novos certames dependem de recursos federais através do Fundo Constitucional do Distrito Federal e que são aprovados pelo Congresso Nacional.