Carnê de pagamento continua em alta entre os consumidores

Pix sistema de pagamentos Misto Brasília
A digitalizaçào do sistema bancário facilita o uso do Pix/Arquivo/BPP

No Brasil, 20% das compras são pagamentos são feitas no crediário. Em algumas lojas, como na Novo Mundo, esse percentual é de 25%

Por Misto Brasil – DF

O velho e bom carnê de pagamento continua em alta entre os consumidores brasileiros. Pelo menos 20% das compras no país são feitas no crediário, rivalizando com os negócios com o pix e o cartão de crédito..

O levantamento foi da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Em algumas redes de lojas, como na Novo Mundo, esse índice é ainda maior – 25% das vendas são feitas no carnê.

Com a facilidade de pagamento e a possibilidade de parcelar a compra em mais vezes, o carnê se configura como uma alternativa ao cartão de crédito para compras de itens de maior valor.

Em outra pesquisa, desta vez feita em parceria com a Offerwise, aponta que 55% dos consumidores não fazem controle dos gastos mensais com cartão de crédito. Entre os que realizam o controle (44%), os principais mecanismos utilizados são o caderno/agenda (18%) e a planilha em computador (17%). 

“Apesar dos novos métodos de pagamento, muitos de nossos clientes optam pelo parcelamento no carnê para não exceder o orçamento. É uma opção para quem não quer utilizar o crédito no banco para se comprometer com uma compra grande. Um exemplo são os celulares, 40% dos clientes optam por realizar o pagamento deste item pelo carnê”, informou o diretor de Vendas da Novo Mundo, João Silva.

Segundo a pesquisa da CNDL, 50% dos consumidores brasileiros preferem o pagamento a prazo em itens de eletrodoméstico. Na NovoMundo.com o prazo pode chegar a 12 vezes sem juros no cartão de crédito e 24 vezes no carnê.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas