Distrito Federal terá chuva forte e temporal neste final de semana

Ponte JK DF chuva c[eu nublado Misto Brasil
Vista aérea da Ponte JK, um dos cartões postais de Brasília/Arquivo

A temperatura máxima desta quinta-feira foi de 36,3 graus, um grau a menos se comparado com quarta-feira

Por Misto Brasil – DF

Os termômetros marcaram nesta quinta-feira (16) um grau a menos se comparado com a máxima registrada ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia na estação de meteorologia de Águas Emendadas. Hoje, máxima foi de 36,3 graus no Distrito Federal.

Há pouco, o Inmet confirmou que choveu em Brazlândia e que deve chover no início da noite em outras regiões. Para o final de semana, a tendência é de mais chuca com temporal.

A onda de calor deve ficar, e de acordo com as previsões, a temperatura de sexta-feira (17) ficará em 34 graus na capital dos brasileiros.

O Instituto mantém o alerta para a ocorrência de chuva forte em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com informações da assessoria do Inmet, a partir de amanhã, o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis (forte difluência dos ventos), vai potencializar a ocorrência de temporais localizados

Haverá também rajadas de vento e queda de granizo em São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo é grande no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do País devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente (organizando um canal de umidade), padrão que, aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável, mantém o cenário.

Entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo – especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba –, sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas