Lula da Silva veta auxílio-moradia e PMs e bombeiros perdem 20% nos salários

Formatura PMDF Misto Brasília
Formatura de agentes da Polícia Militar do Distrito Federal/Arquivo/Agência Brasília
Compartilhe:

A decisão foi confirmada nesta manhã. O benefício é pago há anos, mas há uma discussão sobre a legalidade

Por Misto Brasil – DF

O presidente da República, Lula da Silva, vetou o pagamento do auxílio-moradia para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Até ontem (14) à noite havia uma esperança das categorias para a aprovação, mas os indicadores políticas mostravam que o benefício pago há alguns anos seria vetado.

Apesar dos apelos dos parlamentares do Distrito Federal, como do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a subtração do benefício acabou acontecendo. Veja o vídeo gravado ontem (14) logo abaixo.

Segundo os profissionais das forças de segurança, um eventual corte representaria uma redução de 20% nos salários.

O recurso foi ameaçado após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar, em 7 de abril, a suspensão do pagamento acima da tabela original e cobrar a devolução dos valores pagos.

Oito dias depois, o TCU voltou atrás e cancelou a decisão acolhendo os embargos de declarações apresentados pela procuradora-geral do DF, Ludmila Lavocat.

Em julho passado, o governo do Distrito Federal sugeriu a edição de uma Medida Provisória. As MPs têm vigência imediata por 120 dias e perdem a validade caso não sejam aprovadas no Congresso Nacional nesse período ou sejam rejeitadas.

Há pouco, a senadora Leila Barros (PDT-DF) confirmou o veto e disse lamentar que  “o governo tenha vetado o pagamento do auxílio moradia aos PMs e bombeiros com recursos do Fundo Constitucional do DF”.

Compreendo a frustração que isso causa para nossos dedicados profissionais. Vou intensificar o diálogo com as lideranças para derrubarmos o veto”.

A senadora Damaraes Alves (Republicanos-DF) também se manifestou há pouco. Ela considerou o veto “inadmissível”.

“Estou indignada, kutranos tanto por esta vitória. Mas já vamos em busca de uma solução. Ainda ontem a tarde no Plenário eu e o meu amigo Senador Izalci estávamos conversando sobre o assunto e preocupados pois havia rumores que Presidente Lula iria vetar. Já estou em contato com o senador e já vamos amanhã atuar em busca de uma solução. Este veto tem que ser derrubado“.

Segundo o site da Polícia Militar,  auxílio moradia é um benefício oferecido aos seus policiais militares.

Ele consiste em uma ajuda de custo destinada a auxiliar nas despesas relacionadas à moradia dos policiais. O objetivo do auxílio moradia é fornecer suporte financeiro aos policiais militares para ajudar a cobrir os gastos com habitação, como o pagamento de aluguel, financiamento imobiliário, despesas de condomínio, entre outros custos relacionados à moradia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix