O edital é destinado para as instituições de ensino, que podem solicitar financiamento de bolsas de residência médica
Por Misto Brasil – DF
O Ministério da Saúde divulgou hoje (14) o edital para o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência). O objetivo é atender o Sistema Único de Saúde (SUS).
O edital é destinado para as instituições de ensino federais públicas, municipais, estaduais e distritais sem fins lucrativos. Essas faculdades podem solicitar financiamento de bolsas de residência médica entre a segunda-feira (20) e o dia 5 de dezembro. O resultado final da avaliação será divulgado no dia 12 de janeiro do ano que vem.
O financiamento está aberto para todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal, e foram contempladas 40 especialidades médicas.
De acordo com o edital, o objetivo é incentivar a formação de especialistas na modalidade residência médica, notadamente em especialidades e regiões prioritárias, estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A concessão das bolsas pelo Ministério da Saúde (MS) se aplica ao ano adicional, área de atuação e especialidades prioritárias para o SUS, com ênfase na garantia e na ampliação da oferta de assistência médica nos serviços de saúde e da formação de especialistas, assegurando a qualificação do cuidado aos usuários no âmbito do SUS”.