A observação é do presidente do Banco do Nordeste, que aponta especialmente geração de negócios na área da energia
Por Misto Brasil – DF
O Nordeste está na vanguarda na geração de energia solar, eólica e o potencial para a produção de hidrogênio verde. A observação é do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, feita durante o seminário “O Nordeste é um Brasil”, realizado ontem (08), em São Paulo, que apontou diversas oportunidades de investimentos na região.
Um dos principais enfoques da apresentação foi o setor de energias renováveis, do qual o BNB é o maior financiador em sua área de abrangência, com mais de R$ 32 bilhões investidos nos últimos cinco anos. Câmara ressaltou o protagonismo do Nordeste na geração de energia solar, eólica e o potencial para produção de hidrogênio verde.
Outro ponto salientado foi a infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário, onde o Nordeste ocupa a quarta posição entre as regiões do país, abrindo portas para investimentos e parcerias, sendo o BNB uma opção para financiar esses empreendimentos.
No setor de logística, a integração das ferrovias Nova Transnordestina com a Norte Sul está entre os projetos essenciais. O Nordeste possui ainda uma série de portos estratégicos, como os de Suape (PE), Pecém (CE), Itaqui e Salvador (BA), facilitando a exportação de produtos.
Paulo Câmara também destacou o crescimento do turismo no Nordeste, com o BNB aplicando mais de R$ 1 bilhão nos últimos dois anos nesse setor. A infraestrutura de aeroportos na região garante uma logística eficiente para os melhores destinos turísticos.
“O Nordeste é uma força econômica em ascensão que merece a atenção dos investidores interessados em contribuir para seu crescimento sustentável. A região nunca foi um problema, mas parte da solução para o nosso país. Estamos à disposição para ajudar o Nordeste e o Brasil voltarem a crescer”, finalizou Câmara.