Edital prevê contratação de vagas em residências terapêuticas

Caps Paranoá DF Misto Brasília
Centros de Assistência Social do Paranoá, no Distrito Federal/Arquivo/Agência Brasília

São 20 em residências terapêuticas localizadas em Taguatinga, 20 no Paranoá, 30 em Samambaia e 30 no Riacho Fundo II

Por Misto Brasil – DF

Estão abertas 100 vagas em residências terapêuticas para pacientes com transtornos mentais. O edital foi publicado para a contratação de instiuições que devem passar por uma avaliação, assim como a equipe de profissionais.

A composição da equipe de assistência está previsto cuidador, auxiliar de enfermagem, enfermeiro, cozinheiro, e auxiliar de serviços gerais. O processo está à cargo da Secretaria de Saúde.

São 20 em residências terapêuticas localizadas em Taguatinga, 20 no Paranoá, 30 em Samambaia e 30 no Riacho Fundo II. As regiões administrativas foram selecionadas com base nas proximidades dos Caps de referência.

O número de vagas disponíveis em cada região administra poderá variar para mais ou menos. A residência deve ter no mínimo quatro vagas.

Nos casos em que esteja disponível um número de vagas insuficiente para implantar uma residência, essas vagas poderão ser remanejadas em imóveis de outras localidades. Os imóveis devem ser destinados exclusivamente para as vagas

As residências terapêuticas são moradias que, junto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ordenadores do tratamento e gestores territoriais das RTs, constituem a rede extra-hospitalar substitutiva à internação psiquiátrica de longa duração no âmbito do SUS.

Nas residências terapêuticas, os pacientes contarão com o apoio de cuidadores 24 horas. Os espaços devem abrigar sala de estar, copa, cozinha, acomodações para cuidadores, área de serviço, pelo menos três banheiros em conformidade com o código de obras do DF.

Também deve ter área administrativa e dormitórios, para um máximo de até três pessoas e um mínimo de 4 m² por morador, entre outras exigências. Haverá monitoramento técnico diário e pessoal auxiliar permanente.

 

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas