Abstenções no primeiro dia de provas do Enem foi de 27,1%

Enem 2023 provas Universodade Paulista Misto Brasil
Candidatos do Enem se contram na frente da Universidade PaulistaArquivo//Paulo Pinto/Agência Brasil

Amazonas teve a maior taxa de abstenção com 44%. O Acre vem em segundo, com 33%, segundo o Ministério da Educação

Por Misto Brasil – DF

O ministro da Educação, Camilo Santana, fez um balanço do primeiro dia de aplicação das provas do Enem. Durante entrevista para os jornalistas no domingo (05) à noite, informou que houve abstenção de 27,1% dos inscritos.

Amazonas teve a maior taxa de abstenção com 44%. O Acre vem em segundo, com 33%.

Leia – Polícia Federal investiga vazamento de imagem de prova

O ministro observou que em São Paulo, onde havia preocupação com os efeitos das chuvas e da interrupção do fornecimento de energia elétrica, teve uma abstenção abaixo da média nacional, de 26,8%.

O total de inscrito é de 3.939.242, número 13,1% superior ao registrado no ano passado. A aplicação do Enem envolveu 1.750 municípios, com 9.396 locais de prova, 1.086 coordenadores e 132.413 salas de aplicação.

Dos alunos que foram fazer a prova, 4.293 foram eliminados por usarem equipamentos eletrônicos, uso de materiais impressos, não seguir orientações dos fiscais ou por saírem do local antes do horário mínimo, duas horas após o início do exame.

Outros 905 estudantes foram afetados por problemas logísticos e não puderam fazer a prova. O ministério disse que dados são parciais e podem mudar. Foram apuradas, até as 20h de hoje, 98,3% das informações, anotou a reportagem do CB.

Camilo Santana disse que “foi um ano em que a gente conseguiu reverter um pouco a tendência que era decrescente das inscrições do Enem. Cerca de 500 mil a mais do que em 2022. É o esforço que o governo tem feito para retomar que os jovens realizem o Enem, e o sonho de entrar em uma universidade”, declarou o ministro.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas