Cooperativa recebeu selo de certificação regenerativa

Cooperativa Expocacer Patrocínio MG Misto Brasil
Vista aérea da sede da cooperativa de Minas Gerais/Divulgação

É a primeira cooperativa do mundo a obter esta certificação em 5 mil hectares cultivados após auditoria da Regenagri®

Por Misto Brasil – DF

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), com sede em Patrocínio, Minas Gerais, recebeu o selo de certificação regenerativa, após uma auditoria da Regenagri®. A entidade global que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo, com certificação da inglesa Control Union.

É a primeira cooperativa do mundo a obter esta certificação em 5 mil hectares cultivados. Foram avaliados aspectos como energia renovável, coleta seletiva e a rastreabilidade dos cafés armazenados.

Comprovou também sua responsabilidade com o meio ambiente e o compromisso com seus parceiros, consumidores e produtores regenerativos, onde recebeu 100% de aprovação.

“Projetos e iniciativas como Elas no Café, Jornada da Qualidade, Expocacer Teens, entre outros que trabalham e estimulam ações sustentáveis junto à comunidade cafeeira foram essenciais para esta conquista, além do nosso departamento exclusivo para assuntos ligados à sustentabilidade, onde orientamos os associados”, explico o diretor superintendente da cooperativa, Simão Pedro de Lima.

Este ano, a Expocacer, com apoio do Sebrae, já conseguiu certificar 14 cooperados, número que deve crescer para 24 até o final de 2023.

“Essa conquista vem para confirmar o trabalho que está sendo desenvolvido há anos. A certificação fortalece ainda mais o compromisso de garantir uma cafeicultura sustentável e de qualidade“, confirma a  Gerente de Sustentabilidade, Farlla Gomes,

Recentemente o primeiro café com selo de agricultura regenerativa do mundo também começou a ser distribuído globalmente no varejo, pela marca Italiana Illy Caffè, em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Expocacer.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas