Advogada de Brasília será a primeira mulher a compor o colegiado do STJ desde 2006

STJ Daniela Teixeira audiência Senado Misto Brasil
Daniela Teixeira durante sabatina em comissão do Senado Federal/Roque de Sá/Agência Senado

Daniela Teixeira foi aprovada pelo Senado Federal dentro da lista sêxtupla da OAB, conforme previsto na Constituição

Por Misto Brasil – DF

A indicação da Daniela Teixeira foi aprovada hoje (25) pelo plenário do Senado Federal para compor o colegiado do Superior Tribunal de Justiça. Ela foi a única mulher a compor a lista sêxtupla da OAB para a vaga aberta. A última indicação de mulher para o STJ aconteceu em 2006.

Daniela é uma advogada com atuação exclusiva perante o STJ, STF e TSE há 27 anos. Com 51 anos e natural de Brasília, é formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

É autora da Lei 13.363/16, que modificou o Código de Processo Civil e o Estatuto da Advocacia para garantir direitos às advogadas grávidas e mães.

“Devo levar o olhar do meu gênero para o Tribunal, que tem apenas cinco ministras em 33 cadeiras. A mudança que ajudei a realizar na OAB nos últimos 15 anos, hoje uma instituição absolutamente paritária com metade de homens e mulheres na gestão, deve ocorrer também no poder judiciário. Assim pensam as mulheres brasileiras que represento hoje”.

Daniela Teixeira foi conselheira federal da OAB (2010/2012 e 2019/2021), vice-presidente e secretária-geral da OAB do Distrito Federal (2018/2016 e 2015/2013). Integra diversas associações jurídicas como Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Abracrim, Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD), Coalização Nacional de Mulheres, entre outras. Daniela foi examinadora em diversos concursos públicos, como procurador da República, AGU, magistratura do TJDFT, e promotor de Justiça do MPDFT.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas