Publicado decreto de exoneração de Doyle da presidência da EBC

Jornalista Hélio Doyle EBC Misto Brasília
Hélio Doyle foi presidente da Empresa Brasil de Comunicação/Arquivo/Divulgação

Ele deixou a presidência da empresa estatal de comunicação após uma repostagem de mensagem com crítica aos israelenses

Por Misto Brasil – DF

Foi publicado hoje (24) no Diário Oficial da União, o decreto de exoneração do jornalista Hélio Marcos Prates Doyle da presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O decreto foi assinado pelo presidente Lula da Silva (PT).

Na semana passada, a demissão foi anunciada pelo governo federal após uma polêmica em torno de uma republicação de Doyle na rede social “X”. Ele republicou uma opinião de que os israelenses eram “idiotas”. A postagem criticou o povo israelense após os ataques do gruo terrorista Hamas.

O jornalista disse depois que errou e que pediu para sair após uma conversa com o ministro da Secom, Paulo Pimenta. Ainda não foi definido o nome do substituto no cargo de diretor-presidente.

“O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo”.

Decreto publicado nesta terça-feira

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 19 da Lei nº 11.652, de 7 de abril de 2008, e no art. 53 do Estatuto da Empresa Brasil de Comunicação S.A. – EBC, aprovado em 4 de novembro de 2020, resolve:

EXONERAR

HÉLIO MARCOS PRATES DOYLE do cargo de Diretor-Presidente da Empresa Brasil de Comunicação S.A. – EBC, a partir de 19 de outubro de 2023.

Brasília, 23 de outubro de 2023; 202º da Independência e 135º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Paulo Roberto Severo Pimenta

Presidente da República Federativa do Brasil

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas