FapDF tem 50 mil euros para investir em intercâmbio de pesquisadores

Cientista pesquisa Juliana Damasceno Misto Brasília
Pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento de novos produtos/Arquivo

O fomento tem o objetivo de cobrir despesas de deslocamento, como passagens aéreas partindo de Brasília

Por Misto Brasil – DF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FapDF) vai incentivar o intercâmbio de pesquisadores doutores baseados no Brasil para integrarem equipes na Europa, em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).

Na Chamada ERC IA-Confap-CNPq 2023, serão investidos 50 mil euros em quatro projetos de pesquisa. Cada um receberá até 12.500 euros, convertidos em reais, de acordo com informações da Agência Brasília.

O fomento tem o objetivo de cobrir despesas de deslocamento, como passagens aéreas partindo de Brasília e terrestres ou fluviais em solo europeu, além de custos diretamente ligados à implementação do projeto.

Todas as despesas que podem ser subsidiadas pelo incentivo estão descritas em edital, disponível no site do órgão.

Para participar, o pesquisador interessado precisa indicar o coordenador de um grupo de pesquisa financiado pelo Conselho Europeu que tenha interesse em recebê-lo para que a proposta seja aceita pela FapDF. Também precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, ter título de Doutor, morar no DF ou na Ride, ser vinculado a instituições científicas, tecnológicas e de inovação com sede no DF, entre outros.

O foco da pesquisa é definido pelo Conselho Europeu. Entre os temas, há biologia molecular, estrutural e bioquímica; genética, genômica, bioinformática e biologia de sistemas; biologia celular e do desenvolvimento; fisiologia, fisiopatologia e endocrinologia; matemática; constituintes fundamentais da matéria; física de matéria condensada e mais.

O prazo para submissão de projetos segue até 7 de dezembro de 2023, por meio de cadastro na plataforma do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O início da mobilidade será a partir do primeiro semestre de 2024.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas