Peronista Sergio Massa lidera eleição presidencial na Argentina

Argentina Sergio Massa candidato à presidência Misto Brasília
Economista Sergio Massa segue na frente na contagem eleitoral/Reprodução rede social

Mantendo essa situação, o ultradireitista e favorito nas pesquisas, Javier Milei, fica em segundo lugar

Por Misto Brasil – DF

O economias e peronista Sergio Massa surpreendeu nas eleições deste domingo (22) para a presidência da Argentina. Pela contagem até agora realizada, ele está com 36,11% dos votos sobre Javier Milei, que obtém 30,35%. Contagem parcial de votos às 21h28 (horário local).

Com 81,89% das mesas apuradas, o peronistasegue na frente. O ultra direitista Javier Milei, considerado favorito nas pesquisas, fica em segundo lugar. A conservadora Patricia Bullrich está em terceiro.

A se confirmar essa posição entre os candidatos, o segundo turno vai acontecer no dia 19 de nobembro. A posse do presidente eleito está marcada para o dia 10 de dezembro.

Leia – quem são dos dois candidatos que irão disputar o segundo turno

Cerca de 25,9 milhões de pessoas – 74% do registo eleitoral -, foram às urnas para eleger o sucessor de Alberto Fernández depois de uma campanha marcada pela crise econômica e pela ascensão da extrema direita.

A participação eleitoral caiu sete pontos em relação às eleições presidenciais de 2019. Os argentinos escolheram num cenário inédito na política argentina em que os candidatos com mais possibilidades são o ultra Javier Milei, o peronista e atual ministro da Economia , Sergio Massa , e a conservadora Patrícia Bullrich .

Os argentinos também elegem neste domingo representantes, senadores e parlamentares do Mercosul. As províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Catamarca decidirão seu governador e a cidade de Buenos Aires, seu chefe de Governo. As urnas fecharam às seis da tarde em Buenos Aires.

 

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas