O SVP abriu larga vantagem em relação aos Social-Democratas, a segunda maior legenda do país, que deve obter 18% dos votos
Por Misto Brasil – DF
Uma pesquisa de boca de urna coloca a legenda ultradireitista Partido do Povo Suíço (SVP) como a maior força no Parlamento da Suíça, marcando uma guinada à direita no país alpino. Veja o infográfico parcial dos resultados logo abaixo.
O SPV deve conquistar 29% dos votos nas eleições para a câmara baixa do Conselho Nacional, o Parlamento do país, o que representaria um aumento de mais de 3% em relação ao melhor resultado obtido pelo partido até então, segundo o instituto de pesquisas GFS Bern, segundo informou a Agência DW.
Os ultradireitistas dominaram as eleições parlamentares com uma campanha fundamentada na retórica anti-imigração e uma série de pautas conservadoras, como aquilo que chamou de “terror de gênero”.
“Recebemos um mandato muito claro da população suíça para colocar à mesa os temas que são importantes para eles, como a imigração ilegal“, disse o presidente do SVP, Marco Chiesa.
O SVP abriu larga vantagem em relação aos Social-Democratas, a segunda maior legenda do país, que deve obter 18% dos votos, aumentando sua votação em 0,7% em relação ao pleito anterior. Em seguida, aparecem as legendas O Centro e o direitista liberal FDP, com 15% dos votos cada.
Os Verdes não conseguiram repetir o êxito das eleições de 2019 e caíram quatro pontos percentuais, devendo ficar com o quinto lugar nas eleições com apenas 9% dos votos, segundo as projeções.
A rica nação europeia de 8,8 milhões de habitantes elegeu os representantes para as 200 cadeiras no Conselho Nacional, assim como os 46 representantes no Conselho dos Estados, a câmara alta do Legislativo suíço.