Tarifa Zero no transporte público é aprovada em Luziânia

Câmara de Vereadores Luziânia GO Misto Brasília
Entrada principal da Câmara de Vereadores de Luziânia/Arquivo/Divulgação

O projeto encaminhado pela prefeitura na quarta-feira foi aprojado pelos vereadores na quinta-feira à noite

Por Misto Brasil – DF

Os passageiros que utilizam o transporte público dentro do município de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, não precisam mais pagar a passagem nos próximos dias. Atualizado às 7h46

O projeto de lei de autoria da prefeitura foi aprovado ontem (19) à noite pela Câmara de Vereadores.

Com a aprovação, aguarda-se agora a sanção pelo prefeito Diego Sorgatto. Na quarta-feira (18) ele comemorou nas redes sociais o envio da proposta.

Dia de muita emoção e alegria para a nossa cidade. O primeiro passo foi dado e com fé em Deus, o tão sonhado programa Tarifa Zero muito em breve se torna uma realidade para a nossa população”. 

De acordo com a mídia local, o município subsidia o transporte público em R$ 150 mil por mês. A Tarifa Zero não alcança os usuários que utilizam o önibus para chegar em Brasília, por exemplo. O benefício se restringe dentro do território de Luziânia.

Apenas 16 municípios no país possuem programa de gratuidade nas passagens. Dos 242 municípios do estado de Goiás, a gratuidade acontece somente em  Anicuns, com 21 mil habitantes. Luziânia possui 208 mil habitantes.

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal tramita o projeto de lei 44/2023, que prevê passe livre para os estudantes em qualquer trajeto do serviço de transporte público, inclusive micro-ônibus e metrô. O autor é o deputado distrital Ricardo Vale (PT).

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) no dia 30 de agosto.  O projeto que cria o Tarifa Zero Estudantil altera a Lei 4462/2010, que trata sobre o passe livre estudantil.

O projeto está na agora para análise nas comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas