Olaf Scholz e Joe Biden visitam nesta terça-feira Israel

Alemanha Olaf Scholz Misto Brasília
Olaf Scholz na frente de uma turbina utilizada para produção de energia/Arquivo/Reprodução/DW

O chanceler alemãi dusse que solidariedade a Israel é muito prática. Opresidente do EUA reafirmará compromisso

Por Misto Brasil – DF

O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, deve ir a Israel nesta terça-feira (17), tornando-se o primeiro líder estrangeiro a visitar o país desde que os ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro mataram mais de 1.400 civis e soldados israelenses, segundo informou a Agência DW.

Falando a repórteres, Scholz disse ser importante expressar sua “solidariedade a Israel de forma muito prática” por meio da visita, que será a mensagem mais forte até agora sobre o compromisso do governo alemão de apoiar o Estado israelense.

O chefe de governo alemão afirmou ainda que a agenda incluirá discussões sobre “questões práticas concretas” com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o gabinete de guerra de Israel.

Outros tópicos incluem a organização da ajuda humanitária a Gaza e medidas para minimizar o alastramento do conflito para outras áreas, como ao longo da fronteira entre Israel e Líbano.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também deve viajar a Israel no dia seguinte. A visita de Biden foi anunciada pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, nesta terça-feira, após extensas conversas com Netanyahu e o gabinete de guerra israelense.

Biden “reafirmará a solidariedade dos Estados Unidos com Israel e nosso compromisso inabalável com sua segurança”, disse Blinken a repórteres após a reunião.

As visitas ocorrem em meio a expectativas de um iminente ataque coordenado por terra, ar e mar das forças israelenses contra Gaza, como parte de sua ofensiva de retaliação aos atentados do Hamas de 7 de outubro. Os ataques israelenses já mataram mais de 2.750 pessoas em Gaza.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas