Carreira e salários são os temas mais críticos para os professores

Professora quadro educação financeira DF Misto Brasília
Educação financeira é importante para geria negócios e controlar o dinheiro pessoal/Arquivo

Avaliação foi divulgada durante uma sessão de homenagens aos profissionais e de compromissos aos professores

Os deputados que integram a Frente da Educação, assinaram hoje (17) assinaram um Termo de Compromisso pela Valorização dos Professores. Na sessão em homenagem aos profissionais, o Instituto Península lançou o Indicador de Valorização de Professores (IVP).

O objetivo da ferramenta é reunir informação e dados com o intuito de valorizar a profissão.

Na primeira edição, a informação é que 26% dos brasileiros acreditam que os professores são bem valorizados no país e somente 20% dos docentes têm essa percepção.

Das cinco esferas avaliadas, carreira (remuneração e condição de trabalho) é o tema mais crítico para os professores. Foi atribuindo uma média de valorização de 5,2, numa escala que vai de 0 a 10.

No “Termo de Compromisso pela Valorização e Desenvolvimento dos Professores e Professoras Brasileiros” estão a melhoria dos espaços físicos para o exercício da profissão, o debate por salários adequados.

E o fomento à saúde física e mental dos professores – defendendo carga horária de trabalho que evite a sobrecarga, que, muitas vezes, leva ao adoecimento – além da inclusão dos profissionais na elaboração de políticas educacionais.

“É necessário cuidar de quem cuida, e, Brasil só vai mudar de patamar, ser um país mais justo e desenvolvido, pela educação, e, esse caminho passa por valorizarmos nossos educadores”, acredita a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista pela Educação, Tabata Amaral (PSB-SP).

“Trata-se de respeito de apoio e garantia para que eles tenham ferramentas e recursos necessários para essa função tão importante que é a de educar”, afirmou a deputada federal Professora Goreth (PDT-AP).

“Esta solenidade marca de forma muito simbólica o compromisso da frente parlamentar com a educação brasileira, que necessariamente precisa superar os desafios das formações inicial e continuada e também da carreira profissional e das condições de trabalho”, disse deputada federal Socorro Neri (PP-AC)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas