As contratações devem ser puxadas pelo setor da Indústria, seguido pelo de Serviços e Comércio
Por Misto Brasília – DF
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a criação de cerca de 470 mil vagas temporárias para o quarto trimestre de 2023. O número representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
As contratações devem ser puxadas pelo setor da Indústria (55%), seguido pelo de Serviços (30%) e Comércio (15%).
O resultado do terceiro trimestre registrou um recuo de 3,34% em relação ao mesmo período de 2022, ao gerar 608.800 vagas temporárias nos meses de julho, agosto e setembro.
“Nossa esperança é que essas vagas sejam recuperadas nos meses de outubro, novembro e dezembro“, prevê o presidente da associação, Marcos de Abreu. Segundo ele, o mercado de trabalho brasileiro encontra-se em uma trajetória favorável.
“Acreditamos que, se o cenário for favorável, as indústrias podem acelerar suas contratações para atender a alta demanda de consumo do período, devido às datas sazonais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”.
“O trabalho temporário é um termômetro da atividade econômica no país. É uma adequação dos novos tempos, em que as empresas enxergam o regime jurídico como uma excelente opção formal de contratação, que preserva os direitos dos trabalhadores e ainda confere flexibilidade de gestão para acompanharem as oscilações do mercado”, completou Abreu.