Os turistas chegaram pouco depois das 4 horas e desembarcaram na Base Aérea. Entre eles, estavam 35 brasilienses
Por Misto Brasília – DF
Um grupo de 35 brasilienses desembarcou há pouco na Base Aérea de Brasília. As pessoas fazem parte do primeiro voo de 211 repatriados brasileiros que foram resgatados a partir de Tel Aviv, capital de Israel.
Mais cinco voos até domingo estão programados para chegar no Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo, segundo a representante do Utamaraty, Maria Laura, é trazer 2.500 brasileiros que manifestaram interesse em sair da área de conflito.
Tratativas estão sendo feitas com outros países para trazer também as pessooas que estão na Faixa de Gaza e Cisjordânia.
O “resgate dos nacionais”, de acordo com o tenente-brigadeiro Damasceno, será executado de acordo com o planejamento. O segundo voo de Israel terá como destino o Rio de Janeiro. Ele comentou que se surpreendeu com a rapidez do trabalho, mas que “tudo está de acordo” com o previsto.
O ministro da Defesa, José Múcio, também esteve presente no aeroporto para receber os repatriados. Ele disse que a operação está sendo executada rapidamente e dentro do previsto e que nenhum brasileiro será deixado para trás.
O primeiro KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB 2901) engajado na missão de repatriar brasileiros provenientes de Israel pousou hoje (11/10), às 04h10, na Base Aérea de Brasília. A aeronave, transportando 211 brasileiros, realizou o percurso após a… pic.twitter.com/GGJjnbaw2D
— Força Aérea Brasileira ???????? (@fab_oficial) October 11, 2023
Nesta manhã, 107 passageiros da primeira viajam continuam em Brasília e devem seguir também em voo gratuito da Azul para o Rio de Janeiro.
Muita emoção marcou a chegada dos repatriados. Disseram para a Imprensa que esperava o grupo na Base Aérea que era um alívio retornar ao Brasil. Muitos integravam grupos de religiosos evangélicos e católicos que foram visitar os locais sagrados no país que foi atacado no sábado por terroristas do Hamas.
Alguns turistas nem chegaram a conhecer esses locais, porque foram surpreendidos pela guerra. Ficaram três dias nos hoteis até serem resgatados pelo governo brasileiro.