Desde terça-feira (03), a igreja recebe a Novena em Honra à Nossa Senhora Aparecida, com missas às 19h30
Por Catarina Loiola – DF
A Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida está sendo preparada para a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na quinta-feira (12).
A iluminação externa foi restabelecida pela Companhia Energética de Brasília (CEB) após o furto dos cabos e as calçadas próximas ao templo católico passam por manutenção.
O espelho d’água passou por limpeza e foi preenchido. Foram utilizados 23 caminhões-pipa, sendo que cada um pode comportar entre 8 mil e 15 mil litros de água.
O serviço é executado pelo programa GDF Presente, pela administração regional do Plano Piloto e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
“Atendemos a solicitação da Catedral para oferecer a melhor festa possível para os fiéis”, garante o coordenador do Polo Central 3, Alexandro César Araújo.
Os cuidados com o espaço religioso e turístico, que ocorrem durante todo o ano, foram intensificados nas últimas semanas devido à chegada da tradicional homenagem à Padroeira do Brasil e de Brasília.
“O Governo do Distrito Federal está sempre atento às demandas da população e de prontidão para promover a zeladoria dos espaços públicos, incluindo a Catedral de Brasília, um lugar de fé e de reunião de milhares de pessoas”, afirmou o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.
O padre Agenor Vieira, pároco da Catedral de Brasília, conta que as honrarias à Padroeira já começaram.
Desde terça-feira (03), a igreja recebe a Novena em Honra à Nossa Senhora Aparecida, com missas às 19h30. A homenagem segue até o dia 11.
“Para nós, é a festa mais importante do DF. Esperamos reunir mais de 100 mil fiéis na Esplanada dos Ministérios”, comenta. Em 2022, cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes na celebração.
ACatedral de Brasília foi projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 31 de maio de 1970. O monumento histórico e artístico nacional recebe milhares de visitantes diariamente.
É possível conhecer a parte interna do templo religioso de terça a sábado, das 8h às 16h45, e aos sábados, das 7h às 17h40. Não são permitidas visitas nos horários das missas, que ocorrem de terça a sexta-feira, sempre às 12h15, aos sábados, às 17h, e aos domingos, em três horários – 8h, 10h30 e 18h.
(Catarina Loiola trabalha na Agência Brasília)