Maioria dos donos de negócios têm renda de até dois salários mínimos

Microempresa atendimento Misto Brasília
As micro e pequenas empresas precisam estar atentas á contabilidade/Arquivo

A pesquisa divulgada pelo Sebrae retrata também que o rendimento aumenta à medida que o empreendedor se qualifica

Por Misto Brasília 

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que a maioria (68%) dos 29 milhões de donos de negócios (formais e informais) no país têm um rendimento de até dois salários mínimos. Quase 20 milhões de brasileiros são donos de negócios com faturamento mensal até dois salários mínimos.

Na faixa de menor rendimento (até dois SM) a proporção de mulheres chega a 36% (desses quase 70%), 45% têm até ensino fundamental completo (da 1ª a 9ª séries até 14 anos). Nesta faixa está a maior a proporção de negros (59%).

A pesquisa retrata também que o rendimento aumenta à medida que o empreendedor se qualifica. O levantamento feito com base nos dados do PNAD do 2º trimestre de 2023, os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras, 30% do nosso Produto Interno Bruto (PIB).

“Os empresários de pequenos negócios são um universo de formiguinhas que não cansam e movimentam bairros, comunidades, municípios, movem o país. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida. Fazem a economia girar”, afirma presidente do Sebrae, Décio Lima.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas