Presidente do Senado apoia limite de mandatos para ministro do STF

Senador Rodrigo Pacheco Senado Misto Brasília
Senador Rodrigo Pacheco durante entrevista para jornalistas/Arquivo/Pedro Gontijo/Senado Federal

Rodrigo Pacheco disse que vai levar esta discussão aos senadores e que a medida seria boa para o Poder Judiciário

Por Misto Brasília – DF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tornou a defender o limite para mandatos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista a jornalistas veiculada nesta segunda-feira (02), pela TV Senado, Pacheco afirmou que pretende levar a discussão ao Senado, e disse que a medida seria algo “bom para o Poder Judiciário”.

“Acho que seria bom para o Poder Judiciário, para a Suprema Corte do nosso país e para a sociedade brasileira termos uma limitação do mandato de ministros do Supremo”, disse o senador, anotou a Agência Sputnik.

Podcast – orça o comentário do articulista do Misto Brasília sobre o assunto

A declaração vem na esteira do embate entre o Congresso e o STF acerca dos limites da atuação dos Poderes Legistativo e Judiciário.

A troca de farpas começou há três semanas, após o STF iniciar o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. O julgamento foi suspenso com um placar de cinco votos a favor da descriminalização e um contra, após o ministro André Mendonça pedir vista, ou seja, mais tempo para analisar a matéria.

A questão foi pautada pelo STF em resposta a uma ação ajuizada pela Defensoria de São Paulo, que afirma que a lei atual fere os direitos à liberdade e privacidade previstos na Constituição.

O julgamento da matéria causou reação do Congresso. Poucos dias depois do início do julgamento na Corte, Pacheco informou que o Senado vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criminalizar porte e posse de droga em qualquer quantidade.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas