As eleições estão marcadas na quinta-feira e tem como o fato inédito a maior participação feminina na disputa pelo controle do clube social
Por Misto Brasília – DF
As eleições no Iate Clube estão marcadas para quinta-feira (05). A votação começa às 11 horas e termina às 20 horas pelas urnas eletrônicas da justiça eleitoral. Duas chapas concorrem e uma delas apresenta como diferencial a maior participação feminina.
É a primeira vez na história do clube que uma chapa reservou 30% dos cargos para as mulheres. Dos 40 candidatos efetivos ao Conselho Deliberativo da chapa Independência Iatista, 12 são mulheres. É o dobro da chapa concorrente e apoiada pela atual direção, a Aliança pelo Iate.
O chapa da oposição, tem ainda duas suplentes, totalizando 14 candidatas. A eleição deste ano tem esse propósito de resgatar um débito histórico dentro do clube.
“As mulheres estão ocupando espaços antes monopolizados pelos homens. No Iate Clube não seria diferente. Queremos preservar as tradições do nosso clube, honrando aqueles que nos antecederam, mas com inovação e criatividade”, comentou a sócia Karla Monteiro,neta do fundador Francisco Monteiro e filha do sócio patrimonial há meio século, Carlos Eduardo Monteiro.
“Para que o clube que a gente ama tenha serviços ainda melhores, menos taxas, mais transparência e alternância de poder, vote 33 para a Comodoria e 500 para o Conselho Deliberativo”, reforça Ana Cristina Sant’anna Vieira, a Tininha,
A participação das mulheres no pleito é um fator importante para a representatividade no Iate. De 3.804 sócios, 1.350 são mulheres sócias proprietárias. Nas eleições anteriores, a preocupação de gênero sempre foi um plano secundário.
Na disputa pelo controle dos destinos do Iate nos próximos anos, há promessas de redução das taxas, ampliação da transparência na gestão e a geração de novas fontes de receita.