O ministro do Exterior ucraniano, Dmytro Kuleba, falou de uma “quebra de gelo” entre os dois países. Lula disse que foi uma boa conversa
Por Misto Brasília – DF
Os presidentes do Brasil, Lula da Silva , e da Ucrânia, Volodimir Zelenski, realizaram seu primeiro encontro presencial nesta quarta-feira (20/09), em Nova York. A comitiva ucraniana chegou cinco minutos após o horário marcado, 16h00 (17h00 em Brasília), ludibriando a imprensa internacional presente ao entrar por uma porta lateral do hotel em que Lula está hospedado.
Leia – Lula da Silva e Joe Binden tem encontro em Nova Iork
A reunião a portas fechadas, logo após um encontro entre Lula e seu homólogo americano, Joe Biden, transcorreu no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas. Do lado brasileiro, também estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial e ex-chanceler Celso Amorim, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Minutos após a bilateral, Lula postou no X (ex-Twitter): “Hoje me reencontro em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tratei uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países.”
O ministro do Exterior ucraniano, Dmytro Kuleba, falou de uma “quebra de gelo” entre os dois países: “Não que houvesse gelo nas nossas relações, mas o encontro foi muito caloroso”, registrou a Agência DW.

