Desastre natural prejuízos Misto Brasília

Edital prevê R$ 12 milhões para pesquisas de desastres naturais

O edital vai fomentar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas para emissão de alertas

Por Misto Brasília – DF

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram chamada pública no valor de quase R$ 12 milhões para aprimorar o sistema de emissão de alertas de risco de inundações e deslizamentos de terra.

O edital vai fomentar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas para emissão de alertas em duas linhas de atuação: “Pesquisa de curto prazo e eventos hidrológicos” e “Previsão de curto prazo e eventos geodinâmicos”.

Segundo o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes, um dos maiores desafios para prever a ocorrência de desastres naturais é a curta duração dos eventos. “O Brasil ainda não possui um serviço operacional de previsão nestas escalas”.

Os projetos serão desenvolvidos em rede e acompanhados por um conselho. “O objetivo é que tais produtos auxiliem a atuação dos serviços de alerta de desastres e, também, a preparação para esses eventos”.

O prazo para submissão de propostas é 16 de outubro, e a divulgação dos resultados está prevista para dezembro. Neste link você tem acesso ao edital.