A decisão já teria sido tomada internamente, mas o deputado Gilvan Máximo sonha em ser vice com Celina Leão ao Palácio do Buriti
Por Misto Brasília – DF
O Republicanos não deve indicar um candidato à vice-governador no Distrito Federal nas eleições de 2026. O assunto já teria sido decidido internamente, levando em consideração o tamanho da bancada na Câmara, a sua representação no Senado Federal e na Câmara Legislativa.
O posicionamento com alguma antecipação do pleito ao governo contraria interesses de alguns membros do partido. O deputado Gilvan Máximo, por exemplo, trabalha para ser indicado a vice-governador numa provável chapa com a vice-governadora Celina Leão (PP).
Os planos do parlamentar esbarram no projeto que envolve a senadora Damares Alves, apontada como uma possível candidata ao Palácio do Buriti. Pesquisas internas indicam que a senadora tem chances no futuro pleito. Por enquanto, a única pré-candidata é Celina Leão, nome mencionado pelo próprio governador Ibaneis Rocha (MDB) como sua sucessora.
As articulações políticas ainda não são oficiais, mas nos bastidores os comentários em torno de nomes é bastante forte dois anos antes da corrida eleitoral. Entre os nomes citados, figura também o do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. Ele foi um auxiliar do ex-governador José Roberto Arruda (PL) e tem como DNA as obras públicas como característica.
Os nomes agora ventilados tem o objetivo de avaliar o comportamento do eleitor, pois também está em jogo as duas cadeiras para o Senado Federal. Os mandatos dos senadores Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PDT) terminam em fevereiro de 2027.
Hoje (13) à tarde, um deputado do PL garantiu que Damares até pode ser citada como candidata ao governo, “mas na hora H não vai concorrer”. A senadora tem evitado falar do assunto, e diz que sua prioridade é o mandato parlamentar.
O Republicanos faz parte da base do governo Ibaneis e a partir dessa semana, também integra o ministério do governo Lula da Silva com o deputado licenciado Sílvio Costa Filho (PE) na pasta de Portos e Aeroportos.
Dentro da bancada do DF, há quem garante que o partido continuará com “independência” diante do governo federal.
A força do Republicanos no Distrito Federal
Deputados federais
Fred Linhares
Júlio César
Gilvan Máximo
Deputado distrital
Martins Machado
Senadora
Damares Alves