G20 reúne as principais economias do mundo na Índia

Lula da Silva e Nerenda Modi Índia Misto Brasília
Lula da Silva e Nerenda Modi, primeiro-ministro da Índia/Arquivo/Divulgação/PR

O tema é “Vasudhaiva Kutumbakam”, uma frase em sânscrito que se traduz como “Uma Terra, Uma Família, Um Futuro”

Por Misto Brasília – DF

A Índia está pronta para sediar a 18ª Cúpula do G20 no centro de convenções Bharat Mandapam de Nova Deli, na Índia, de 9 a 10 de setembro. A cúpula é o evento final da presidência da Índia, de um ano de duração.

A Cúpula do G20 em Nova Deli, de 9 a 10 de setembro, vai contar com a presença de delegações de liderança das 20 principais economias do mundo, incluindo 19 países e a União Europeia (UE).

O tema da presidência indiana do G20 é “Vasudhaiva Kutumbakam”, uma frase em sânscrito que se traduz como “Uma Terra, Uma Família, Um Futuro”, informou a Agência Sputnik.

O presidente Lula da Silva viaja para a Índia hoje (07) à tarde. Ele participou pela manhã do desfile do 7 de setembro, fechado com a aparesentação da Esquadrilha da Fumaça. O desfile terminou há pouco. O Brasil vai assumir a presidência do grupo.

A cúpula do G20 também vai contar com a presença de delegações das principais organizações multilaterais – Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês).

Mecanismos regionais, como a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), de dez países, e a União Africana (UA), de 55 membros, também vão estar representados na reunião global.

Duas ausências já foram confirmadas para a cúpula: a do presidente russo, Vladimir Putin, que vai ser representado pelo seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov; e a do presidente chinês, Xi Jinping, que vai ser representado pelo primeiro-ministro Li Qiang na cúpula de Nova Deli.

Nove países foram convidados para a cúpula em Nova Deli: Bangladesh, Egito, Maurício, Países Baixos, Nigéria, Omã, Cingapura,
Espanha e Emirados Árabes Unidos (EAU).

Saiba mais sobre o G20

O grupo é formado por 19 países dos 5 continentes, mais a União Europeia, unindo nações consideradas desenvolvidas e em desenvolvimento. Fazem parte: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

O G20 foi criado em 1999, como uma forma de coordenação entre os países no nível ministerial, após uma sequência de crises econômicas internacionais: a crise do México de 1994, a crise asiática de 1997 (que atingiu especialmente Tailândia, Indonésia e Coreia do Sul) e a crise da Rússia de 1998.

Em 2008, no auge da crise causada pela quebra do banco Lehmann Brothers, os países fizeram a primeira cúpula de chefes de Estado, em Washington. A reunião foi realizada semestralmente em 2009 e 2010 e vem ocorrendo uma vez por ano desde 2011.

Os líderes do grupo e os convidados dessa reunião

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas