Militares e civis desfilaram pela Esplanada dos Ministérios no evento cívico aberto pelo presidente Lula da Silva
Por Andreia Verdélio – DF
A professora Jamile Demenciano, de 37 anos, se emociona ao lembrar do avô e dos desfiles de 7 de setembro que assistiam juntos quando era criança, no interior do Rio de Janeiro.
Ela veio do Entorno do Distrito Federal, onde mora agora, para o evento na Esplanada dos Ministérios.
“Isso é civismo, independente de questão ideológica. Meu avô é falecido e estou aqui também por ele. Eu falava pra ele que um dia ia a Brasília ver o desfile, então, pra mim, é emocionante este momento”, disse.
Este ano, o slogan da semana é Democracia, soberania e união. O desfile terminou há pouco e segundo a organização, o público esperado foi de 30 mil pessoas. O tradicional desfile foi encerrado com manobras da Esquadrilha da Fumaça.
Para fechar esse grande show em celebração ao Dia da Independência, a nossa Esquadrilha da Fumaça ✈️💨
📲 DIGITAL/PR pic.twitter.com/4jWgYHmEia
— Governo do Brasil (@govbr) September 7, 2023
O presidente Lula da Silva abriu o desfile cívico-militar que terminou sem ocorrências, com a trabnquilifade esperada. Um forte esquema de segurança foi adotado desde a noite passada com o uso de diversas forças de segurança.
Leia – Lula viaja para a Índia onde acontecerá a cúpula do G20
Para Jamile, é um tema necessário. “Fala da paz que a gente busca e soberania do nosso país, porque sabemos que ele é lindo e é de todos os brasileiros”, disse.
O clima estava tranquilo nas imediações do desfile e foi possível circular confortavelmente. Mas quem escolheu chegar um pouco mais tarde, por volta das 8h30, reclamou da limitação de público nas arquibancadas. Muitos não conseguiram entrar e tiveram que recorrer a algum dos telões espalhados na área externa.