Fóssil humano antigo na China tem características únicas

Crânio hominídio China Misto Brasília
Desenho de um crânio ainda não bem definido encontrado na China /Wu et al., Journal of Human Evolution, 2023

Foram analisadas mandíbula fossilizada e uma parte do crânio de um hominídeo datado de 300 mil anos

Por Misto Brasília – DF

Uma equipe dos cientistas internacional descreveu um fóssil humano antigo na China diferente de qualquer outro hominídeo encontrado antes.

No estudo, relatado no Journal of Human Evolution, o grupo analisou a mandíbula fossilizada, uma parte do crânio e alguns ossos das pernas de um hominídeo datado de 300 mil anos atrás.

Os fósseis foram escavados no sítio arqueológico em Hualongdong, no que é agora uma parte da China Oriental. Eles foram posteriormente submetidos a uma avaliação morfológica e geométrica, com o foco inicial no maxilar, que exibiu características únicas, uma borda inferior triangular e uma curva única.

A equipe de pesquisa sugere que as características únicas do maxilar se assemelham às dos humanos modernos e dos hominídeos do Pleistoceno Superior. Mas também descobriram que não tinha queixo, o que sugere que estava mais relacionado com espécies mais antigas.

Eles encontraram outras características que se assemelham a hominídeos do Pleistoceno Médio, o que, quando tomado em conjunto, sugeriu que o indivíduo mais se assemelhava a uma espécie homo erectus. E isso, concluem, sugere uma versão híbrida de humanos modernos e hominídeos antigos, relatou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas