A produção total de milho no Brasil na atual safra será em torno de 125,5 milhões de toneladas, 50 milhões para a exportação
Por Misto Brasília – DF
A VLI, empresa engloba as ferrovias Norte Sul e Centro-Atlântica e terminais intermodais, começa os embarques da safra de milho no Terminal de Produtos Diversos (TPD), localizado no Complexo de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo.
O escoamento dos polos produtores, principalmente Minas e Goiás, é feito pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que atende à demanda dessas regiões pelo corredor Leste.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total de milho no Brasil na atual safra será em torno de 125,5 milhões de toneladas, um aumento de 12,4 milhões de toneladas em relação à safra anterior, sendo aproximadamente 50 milhões para exportação.
Para atender à demanda da região Sudeste, a companhia também utiliza o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), situado na margem central do Porto de Santos, que recebe carga da FCA pelo corredor Centro-Sudeste.
“Trabalhamos a flexibilidade dos dois portos (TPD e Tiplam) para otimizar a utilização de ambos os corredores, já que os embarques acontecem até o final do ano”, explica o gerente-geral de Operações do Sistema Sudeste da VLI, Denilson Fernandes.
O volume expressivo da atual safra de milho também passa pelo Terminal Portuário São Luís (TPSL), no Porto de Itaqui. O terminal também já realizou os primeiros embarques em julho.