Gustavo Marques tentava embarcar no aeroporto de Fortaleza armado com uma pistola de 9 milímetros
Por Misto Brasília – DF
O prefeito de Formosa, município de Goiás que fica no Entorno do Distrito Federal, Gustavo Marques de Oliveira (Podemos), foi preso no Ceará.
Ele foi flagrado pela Polícia Federal no Aeroporto de Fortaleza com uma arma ilegal, sem registro e porte concedido pelas autoridades policiais. Veja nota da prefeitura logo abaixo.
O prefeito tentava embarcar na noite de terça-feira (01) num voo para Goiás, de acordo com as primeiras informações divulgadas pela CBN de Goiás.
Ele estava portando uma pistola de 9 milímetros e 15 munições e segundo disse aos policiais, a arma era para defesa própria, já que estava sendo ameaçado. Ele não explicou quem estava ameaçando.
Também à polícia, o político disse que já tinha outra arma e acreditou que a autorização para o porte dela também permitiria o transporte de outra semelhante.
O gestor foi indiciado por crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, conforme divulgou a PF. Se condenado, o político pode ter pena de reclusão de até 6 anos.
Ontem (02), a juíza federal da 11ª Vara Federal, Heloísa Silva de Melo, determinou que o prefeito seja julgado pela Justiça de Goiás.
Nota da prefeitura de Formosa
Com as recentes mudanças legislativas referentes ao porte de arma de fogo, as novas normas acarretaram dúbio entendimento e/ou subjetividade de interpretação em relação a autorização do porte de arma de fogo.
Destaca-se que o Prefeito Municipal possui porte de arma de fogo, concedido pela Polícia Federal, após o cumprimento rigoroso de todos os requisitos legais exigidos, considerando sucessivas ameaças que recebeu, em virtude do exercício de sua função pública.
A arma em seu poder, possui certificado de registro de arma de fogo válido, expedido pela Polícia Federal, ou seja, uma arma devidamente legalizada, ficando evidente a boa fé e respeito a legislação por parte do prefeito municipal, razão pela qual todas as medidas estão sendo adotadas para que os fatos sejam devidamente esclarecidos.