Livro retrata situação dos moradores de rua em Brasília

Livro Lívia Martins Fernandez moradores de rua Misto Brasília
Lívia Martins Fernandez escreveu um livro com depoimentos de moradores de rua/Divulgação

Depoimentos foram colhidos pela escrivã de polícia Lívia Martins. Na capital, existe mais de 7 mil pessoa vivendo nas ruas

Por Misto Brasília – DF

No Distrito Federal há mais de 7 mil pessoas vivendo em situação de rua, segundo um relatório do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua e o programa Polos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em 2020, eram 5.280 pessoas em situação de rua vivendo em Brasília.

O número coloca a capital federal no quinto lugar neste triste ranking entre as cidades. O professor André Dias, coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua/Polos-UFMG, comentou, em abril, que 93% se encontram em extrema vulnerabilidade, de extrema pobreza.

A realidade dessa população é retratado no livro Refúgios Sob Guerras: Relatos sobre Teatrar com Juventudes, da escrivã de polícia Lívia Martins Fernandez. Ela é atriz, diretora e mestra em Cultura e Saberes.

Ela reuniu uma série de depoimentos, incluindo de pessoas que trabalham com políticas públicas. De uma maneira geral, elas sugerem mudanças sociais.

Algumas delas retratam as suas próprias experiências, como Rogério Barba (idealizador do Instituto “Barba na Rua”). Eliena Francisca de Barros (cofundadora do Movimento Nacional de Meninos e Meninas em Situação de Rua) e Iara dos Anjos (educadora social).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas