PM usa spray de pimenta para tirar enfermeiros de avenida

Enfermeiros protesto Esplanada dos Ministérios Misto Brasília
Enfermeiros protestam na Esplanada dos Ministérios/Divulgaçào

No meio da manhã houve uma confusão entre os manifestantes na Esplanada dos Ministérios e policiais militares

Os enfermeiros voltaram a protestar hoje (03) na Esplanada dos Ministérios, que fechou desde o início da manhã para veículos na altura do Ministério da Saúde. No Distrito Federal há uma greve da categoria desde a semana passada a partir de uma movimentação nacional.

No meio da manhã houve uma confusão entre os manifestantes e agentes da Polícia Militar (PM), que chegaram a empurrar e usar spray de pimenta. A categoria reclama dos salários.

Marcos Vinicius, do Rio Grande do Norte,  foi detido por desacato e encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia, na região Central de Brasília. Veja o vídeo logo abaixo.

De acordo com a Polícia Militar, existe uma ordem da Secretaria de Segurança Pública para não haver obstrução de via e o grupo de manifestantes ocupou a via S1.

Na madrugada de sexta-feira (30), Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu a votação sobre a validade da Lei 14.434, que institui o Piso Nacional da Enfermagem. A decisão impõe, porém, condicionantes à aplicação da lei.

Para profissionais de entidades privadas, o pagamento do piso fica condicionado a prévia negociação sindical, no prazo de 60 dias contados da publicação do acórdão do STF. Ainda não está clara qual será a extensão dessa negociação, que deve ser esclarecida com a publicação do acórdão.

No setor público e entidades filantrópicas que atendem mais de 60% de pacientes do SUS, o pagamento dependerá do repasse integral de recursos complementares da União. Será admitido o pagamento do piso proporcional à jornada.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é contra a regionalização do Piso, que descaracteriza o espírito da Lei 14.434. A autarquia atuou na ação, movida por entidades patronais no STF, onde defendeu a aplicação integral da lei, segundo informou a assessoria de imprensa.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas