Método com o uso da inteligência artificial está sendo praticado no 9º ano em diversas disciplinas
Por Misto Brasília – DF
Tem nome de jogo e é um jogo, mas sua aplicação tem a finalidade de avaliar o desempenho nos conteúdos passados na sala de aula. Com o uso da inteligência artificial, o professor Adrian Tobio, do Colégio Marista de Brasília – unidade Asa Sul, quer mudar a dinâmica tradicional de avaliação
“Em busca da nota sagrada” é uma ferramenta digital que está sendo usada no 9º ano em diversas disciplinas como matemática, ciências, geografia e interioridade
No jogo os alunos têm que realizar missões e cumprir desafios, como tirar fotos, produzir vídeos ou ainda resolver problemas matemáticos relacionados aos conteúdos aprendidos em sala de aula.
O professor projeta na tela as “missões” e os alunos, divididos em grupos aleatórios, assumem personagens medievais para cumprir os desafios em formato de RPG (role-playing game).
Quem acerta as questões, vai desbloqueando habilidades e vencendo o vilão. Quem não acerta as perguntas relacionadas às disciplinas, perde a batalha. Vence quem atingir “a nota perfeita” com a nota máxima.
“No contexto atual, é importante manter a motivação dos alunos e a gamificação é uma forma de avaliar conteúdos complexos de forma leve e divertida”, explica o professor Tobio. Para colocar o jogo em prática, ele teve o apoio dos professores das demais disciplinas envolvidas nos desafios.