Lula anunciou plano para aliança estratégica com a Argentina

Lula da Silva e Alberto Fernandez DF Misto Brasília
Lula cumprimenta Alberto Fernandes no Palácio do Planalto/Divulgação/PR

Ele recebeu hoje o presidente Alberto Fernandez que enfrenta séria crise econômica que pode afetar o Brasil

Por Misto Brasília – DF

O presidente Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (26) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Ele anunciou que pretende lançar um plano com “quase 100 ações” para retomar uma “aliança estratégica” com a Argentina.

“São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento. Fico muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES à exportação de produtos para a construção do gasoduto Néstor Kirchner”, comentou o presidente brasileiro.

Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma grave crise econômica, com desvalorização da moeda nacional, perda do poder de compra e altos índices inflacionários.

A situação de Buenos Aires se agravou após a crise de abastecimento das cadeias produtivas pós pandemia de Covid-19 aliada a uma seca histórica que afeta as safras de grãos da no país,

Isso aprofundou ainda mais a crise e colocou em risco as metas acordadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no pagamento das dívidas.

Lula tem articulado iniciativas de ajuda ao país vizinho, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras. No mês passado, no Japão, o presidente conversou com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sobre a situação econômica da Argentina, além de buscar apoio junto ao NDB do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O presidente brasileiro afirmou ainda que “não faz sentido” as empresas brasileiras perderem espaço no mercado argentino, e acrescentou que é preciso “maior integração financeira” entre os dois países.

“Nosso intercâmbio comercial pode superar a cifra de US$ 40 bilhões, que atingimos em 2011”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas