Ex-deputados distritais da primeira legislatura lembraram as discussões sobre a autonomia administrativa da capital federal
Por Misto Brasília – DF
A Câmara Legislativa fez uma sessão especial na segunda-feira (19) para lembrar os 30 anos da promulgação da Lei Orgânica do Distrito Federal. A homenagem contou com a participação de ex-deputados distritais da primeira legislatura, ex-governadores e outras autoridades de renome na sociedade brasiliense.
O Misto Brasília transmite ao vivo as sessões da CLDF – confira na homepage do site
“Estamos hoje nesta legislatura graças a essas pessoas, que nem sempre são reconhecidas. É muito importante lembrar aqueles que sempre contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade. A história democrática desta capital começou com essas pessoas que hoje estão aqui”, declarou o presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Wellington Luiz (MDB). Ele foi o autor da proposta.
Salviano Guimarães, ex-deputado distrital e primeiro presidente da Câmara Legislativa, lembrou que “o povo do DF sempre lutou para que tivéssemos autonomia política por meio do Poder Legislativo e autonomia administrativa com a eleição para governador. Isso dá aos eleitos uma responsabilidade enorme, pois fazem valer os anseios da sociedade”.
O ex-deputado distrital da primeira legislatura, Agnelo Queiroz, comentou que “a primeira grande tarefa que o povo de Brasília nos deu foi elaborar a Lei Orgânica do Distrito Federal. Foi a primeira vez que a cidade parou para debater os temas de políticas públicas, pois antes os debates eram feitos somente no Senado Federal”.
Edimar Pirineus, que também foi deputado distrital na primeira legislatura. “Somos a única Casa legislativa do Brasil cujos deputados não se aposentam com o dinheiro do povo. Nós pregamos naquele momento a justiça social para o Distrito Federal”.