Mulheres são maioria dos alunos no Qualifica DF

QualificaDF Katriny Cristina DF Misto Brasília
Katriny Cristina fez curso promovido pelo programa QualificaDF/Divulgação

O programa de qualificação profissional formou em três ciclos 33 mil pessoas em vários cursos

Por Misto Brasília – DF

Até junho deste ano, 33 mil pessoas concluíram os cursos em três ciclos do programa de capacitação profissional QualificaDF. A maioria dos alunos que concluíram os cursos são mulheres (60%).

A formação é gratuita e tem duração de 240 horas. O próximo ciclo, o segundo de 2023, terá inscrições abertas a partir de 26 de junho. Os cursos têm previsão de início em 31 de julho. Até o final, haverá mais um ciclo.

“Isso acontece em todos os nossos programas de capacitação, como RenovaDF e Capacita. Percebemos que as mulheres têm buscado melhorar o conhecimento prévio ou até começar do zero”, observou a gerente de Qualificação da Sedet, Karina Leite, de acordo com registro da Agência Brasília.

Formada em Serviço Social, Yessa Lopes estava fora do mercado de trabalho há oito anos, quando passou a se dedicar apenas à maternidade. Com o objetivo de voltar a trabalhar fora de casa, ela se inscreveu em um dos cursos do programa.

“Fiz o curso de auxiliar de secretariado no primeiro ciclo de 2023. Sempre foi uma área que eu gostei, pois tive experiência como auxiliar de recursos humanos”.

Katriny Cristina Soares da Silva também foi buscar se qualificar no curso de auxiliar de secretariado “Estou em busca de emprego, então foi uma forma de complementar minha formação que está sendo na área de recursos humanos”.

Adriana Raquel Guimarães é uma das professoras do QualificaDF. “No primeiro e no segundo ciclo, eu tive turmas mistas. Mas no terceiro ciclo tive turmas só com mulheres. Percebo que a maioria que entra quer voltar ao mercado de trabalho”.

“Na minha visão é um divisor de águas na vida das pessoas porque é uma oportunidade de mudança, de mostrar que aquela pessoa é útil e tem condições e capacidades. Vejo muita gente que começa o curso desanimada e com baixa autoestima e termina com confiança e dignidade”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas