A chefe da instituição, Ursula von der Leyen, afirmou que a Europa está de volta ao Brasil
A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em reunião com o presidente Lula da Silva, destacou pontos relevantes para integrar as cadeias de oportunidades industriais e comerciais entre a União Europeia (UE) e o Brasil.
Na declaração à imprensa, os líderes mencionaram que durante sua reunião foram abordados parcerias sobre temas como meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência, direitos humanos e conflito ucraniano.
O presidente Lula destacou que “esta foi a primeira visita de um chefe do Executivo da União Europeia nos últimos dez anos” ao Brasil, algo que estava no radar de seu governo para estreitar laços com a região que segundo dados da delegação europeia no país sul-americano, é o segundo maior parceiro comercial do Brasil.
Von der Leyen destacou a importância de estar no país em um momento tão delicado para a democracia mundiale saudou a liderança de Lula particularmente no que se refere à volta do Brasil ao cenário internacional.
“Presidente Lula, o senhor trouxe o Brasil de volta para onde ele pertence. Como um grande player global, um líder no mundo democrático e estou aqui para lhe dizer que a Europa está de volta também. A Europa está de volta ao Brasil, a Europa está de volta à América Latina. Nossas regiões não são apenas parceiras naturais, mas são parceiras por escolha e já é hora de levarmos nossa parceria a um novo patamar”