“Por que construí Brasília” foi escrito pelo ex-presidente que construiu a capital no Planalto Central
Por Misto Brasília – DF
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), recebeu hoje (05) o livro “Por que construí Brasília”, escrito pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. O político mineiro teve a coragem de descentralizar o Brasil ao colocar, no Planalto Central do Brasil, a capital de todos os brasileiros em 1960.
A construção de Brasília trouxe benefícios diretos para as regiões do Centro-Oeste, Norte e boa parte do Nordeste, que estavam distantes do centro do poder. Com a construção de Brasília, foi possível criar uma política de desenvolvimento para os estados longe do litoral brasileiro.
Rui Costa recebeu a publicação, mas não se desculpou pela gafe e pelas críticas sem conhecimento da história e da realidade brasileira. Entre outras coisas, ele disse que Brasília era uma ilha da fantasia. Foi durante a inauguração de um hospital em Itaberaba, na sexta-feira (03).
O livro, que pode ser consultado pelos brasileiros, foi entregue nesta tarde pelo empresário Paulo Octávio e pelo bisneto de JK, André Octavio Kubitschek. Também acompanhou na visita a presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, e o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA).
Rui Costa afirmou para o grupo que suas palavras foram “interpretadas de maneira equivocada” e garantiu que não queria fazer nenhum ataque à cidade ou à população que vive aqui.
O ministro disse que não foi dele a ideia de mexer no Fundo Constitucional, que retira recursos a partir do novo arcabouço fiscal. O dispositivo pode causar um prejuízo de R$ 87 bilhões em dez anos aos cofres públicos da capital.
Coincidência ou não, o relator do projeto na Câmara dos Deputados foi o deputado Cláduio Cajado (PP-BA), um velho aliado do ex-governador baiano.