Circuito das Cavalhadas passa por Luziânia e 12 municípios

Luziânia Cavalhada tradição Misto Brasília
A cavalhada tem origem no século 19 e encena a luta entre mouros e cristãos/Divulgação

A batalha entre mouros e cristãos têm origem no século 19 no Brasil e não era realizada há 17 anos em Luziânia

Por Misto Brasília – DF

A cavalhada, que tem origem no século 19, foi resgatada neste sábado (03), em Luziânia, a maior município do Entorno do Distrito Federal.



O Circuito das Cavalhadas reúne 13 municípios num esforço para resgatar a história popular que começou no Brasil no Arraial de Santa Luzia, agora Luziânia, de acordo com anotações do botânico e naturalista francês August Saint Hilaire. É uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais.

Luziânia foi o terceiro município a receber o Circuito das Cavalhadas, que tem o apoio da prefeitura e do governo de Goiás. Começou no dia 27 de maio e vai até dia 15 de outubro.



As cidades de Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis realizaram o evento em maio. Em Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás e Crixás, a festa será em junho. A novidade este ano é o ingresso de Luziânia, também neste mês.

A apresentação em Santa Terezinha de Goiás será em julho. Em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, as batalhas ocorrem em setembro. A cidade de Goiás, primeira capital do estado, fecha o circuito no mês de outubro.



“As encenações das Batalhas entre mouros e cristãos já não era realizada na cidade há 17 anos e me sinto grato por ter feito parte deste resgate de nossa tradição, história e cultura”, lembra o secretário de Educação, Tiago Machado.

“Uma alegria imensa poder resgatar esta tradição que ficou tantos anos adormecida”, completou o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto .



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas