O governo federal chegou a fazer um acordo há mais de um mês, mas até agora não autorizou o pedido de reajuste de 18%
Por Misto Brasília – DF
Nesta quinta-feira (01) haverá uma nova reunião para definição do percentual de reposição salarial dos policiais civis do Distrito Federal. O encontro ficou agendado para às 16 horas, no Palácio do Planalto, pois é o governo federal quem garante o pagamento da folha de pessoal das forças policiais da capital federal.
A reunião terá a participação de parlamentares da bancada do Distrito Federal, do Sindicato dos Policiais Civis e dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, Casa Civil e Planejamento.
A decisão se arrastada desde o ano passado. Há 30 dias, as lideranças do governo na Câmara tinham acertado um acordo para o Palácio do Planalto encaminhar uma Medida Provisória para resolver o impasse.
No início de maio, o ministro Flávio Dino afirmou que a reposição de 18% cabia perfeitamente no orçamento e no Fundo Constitucional que a União manda para o governo do DF.
Também no início do mês, o vice-líder do MDB na Câmara, deputado Rafael Prudente, afirmou que “a nossa cobrança é que o governo federal cumpra o acordo feito e encaminhe a MP dentro do prazo estabelecido. Um PLN com impacto financeiro para o Congresso deverá ser encaminhado já na próxima semana”.
Antes disso, no dia 26 de abril, houve um acordo entre os parlamentares da bancada federal com representantes da base do governo. Na ocasião, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), retirou uma emenda ao PLN de um pacote de matérias de interesse da União, posteriormente aprovadas na sessão do Congresso Nacional. Nesse pacote, foi aprovado o reajuste de 9% para os servidores públicos federais.
O acerto entre as partes aconteceu em meio a uma manifestação dos policiais civis, que ficaram nas entradas da Câmara dos Deputados, onde estava acontecendo a sessão do Congresso.

