Hospital de Base passa a aplicar medicamento de alto custo

Remédio aplicação tratamento Misto Brasília
Aplicação de remédio de alto custo no Hospital de Base/Davidyson Damasceno/IgesDF

É para combater a doença rara denominada de Hemoglobinúria Paroxística Noturna. Os pacientes serão acompanhados

Por Abnor Gondim – DF

O Hospital de Base do Distrito Federal passará a ser polo de aplicação de medicação de alto custo, usado para o combater a doença rara denominada de Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN).

O hospital já é polo de aplicações de remédios para portadores de outra doença rara conhecida como Esclerose Múltipla (EM).



A partir de junho os pacientes receberão a medicação no próprio hospital, por meio da Farmácia de Alto Custo da Secretaria de Saúde.

HPN é uma doença rara adquirida que atinge as células da medula óssea, causando diversas complicações, a exemplo de trombose e anemia, que podem levar até a  morte.



O seu tratamento tem que ser realizado unicamente pela substância conhecida como Eculizumabe, que é considerado um dos remédios mais caros do mundo, explica o chefe da Unidade de  Hemoterapia, médico hematologista Alexandre Caio.

“Os pacientes serão referenciados por um médico, que vai fazer o primeiro atendimento, e ele vai fazer a prescrição do medicamento. A gente vai estar acompanhando também  a toxicidade desses pacientes, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde”.



A mudança foi comemorada pela empreendedora autônoma Luciana Soares. Ela reside em Planaltina de Goiás, a 483 quilômetros do centro de Brasília. E a cada 15 dias precisa fazer uma maratona para ir até a unidade de terapia do Hospital de Base.

Há 15 anos, Luciana vem sendo acompanhada pela médica Maria Catarina Vasconcelos. No início, a paciente precisou entrar na Justiça para assegurar a aquisição do remédio pelo Ministério da Saúde. “Essa novidade vai facilitar muito a vida de quem tem a doença”, disse. “Agradeço a atenção recebida ao longo desses anos”.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas