Protesto foi realizado hoje contra uma proposta que transfere 5% de recursos das instituições para a Embratur
Por Misto Brasília – DF
Apoiadores do Sesc e do Senac fizeram hoje (09) uma manifestação na frente do Congresso Nacional. A finalidade foi protestar contra o projeto de conversão 09/2023, que retira 5% dos recursos das duas instituições.
As contribuições sociais destinadas atualmente para as duas instituições serão transferidas para a Embratur. a campanha de mobilização já conta com 200 mil assinaturas em uma petição online.
Caso a matéria seja aprovada pelo Congresso Nacional, o Senac no Distrito Federal deverá reduzir em 43% o número de alunos da educação formal. Outro impacto é a diminuição de quase 3 toneladas dos alimentos distribuídos no programa Mesa Brasil.
De acordo ainda com o Senac, haverá enxugamento de 40% do número de alunos nas academias, redução de 60 mil atendimentos na Saúde Bucal, assim como de 75 mil atendimentos na saúde física.
De acordo com o Senac-DF, o impacto com a aprovação do projeto vai afetar quatro unidades com 1;053 matrículas gratuitas. Sem o dinheiro, serão canceladas 35 turmas e demissão de 35 pessoas.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, o corte de recursos afetará trabalhadores de diversos segmentos econômicos e pessoas que mais necessitam da garantia do acesso aos serviços básicos e fundamentais previstos em nossa Constituição da República.
˜Estamos aqui para sensibilizar o Congresso Nacional a votarem “não” sobre o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023, artigos 11 e 12, que retira 5% do Sesc e do Senac. São serviços gratuitos que oferecemos no Distrito Federal e em todo o Brasil”.