Para os indígenas, o ataque foi realizado por garimpeiros que exploram o ouro ilegalmente na região
Por Misto Brasília – DF
Um indígena yanomami de 36 anos morreu e outros dois ficaram feridos após serem baleados dentro da Terra Indígena Yanomami neste sábado (29). Assista a um vídeo logo abaixo.
“Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra 3 indígenas Yanomami, um veio a óbito e os outros dois estão sob atendimento em estado Grave. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos~, disse a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, afirmou que o crime foi cometido por “garimpeiros armados“, na comunidade Uxiu.
As três vítimas foram socorridas por volta das 15h30 de sábado. Ilson Xirixana, baleado na cabeça, não resistiu e morreu às 5h33 de domingo. Ele atuava na região como agente indígena de saúde. “Ele teve cinco paradas cardíacas, foi reanimado, mas na madrugada não aguentou e morreu”, disse Hekurari ao portal g1.
Um dos indígenas feridos, de 24 anos, levou dois tiros no abdômen e o outro, de 31 anos, dois tiros no abdômen e dois na perna – ambos foram transportados para um hospital em Boa Vista.
Hekurari disse ter recebido relatos de que alguns dos garimpeiros estavam encapuzados e chegaram à comunidade Uxiu abrindo fogo, registrou a DW.
Na tarde deste sábado (29/04) garimpeiros armados alvejaram três (03) jovens Yanomami, sendo um (01) deles, agente indígena de saúde da Comunidade Uxiú.
Eles foram resgatados pelos profissionais do DSEI Yanomami e se encontram em estado grave na sala vermelha do Centro de… pic.twitter.com/qYKRhPzyln
— Júnior Hekurari Yanomami (@JYanomami) April 30, 2023