Navio viking descoberto embaixo da terra na Noruega

Navio viking desenho Misto Brasília
Desenho de navio viking que navegou pela Noruega no início da civilização/Reprodução ScienceNorway

O navio antigo foi preliminarmente datado do século VIII, sendo meio século mais antigo que o famoso navio de Oseberg

Por Misto Brasília – DF

Um navio viking de 20 metros de comprimento foi descoberto usando a tecnologia de georadar para analisar o solo embaixo da terra de um monte que se acreditava estar vazio. A escavação ocorre no túmulo de Salhushaugen em Karmøy, no oeste da Noruega.

A descoberta contrasta com outros localizados por perto, onde ao longo de décadas de escavações inúmeros artefatos foram encontrados, incluindo navios, espadas, lanças, pulseiras de ouro e jogos de tabuleiro de vidro, informou o site ScienceNorwoy.



Os arqueólogos pensavam que nada mais seria desenterrado, até que uma descoberta surpreendente foi feita. O navio foi descoberto junto com partes de um barco menor sob uma ponte levadiça que foi construída mais tarde.

A descoberta foi celebrada como o primeiro veleiro de seu tipo na Noruega.

O navio antigo foi preliminarmente datado do século VIII, sendo meio século mais antigo que o famoso navio de Oseberg, um navio viking bem preservado também encontrado em um grande túmulo e comumente reconhecido como estando entre os artefatos mais belos que sobreviveram da Era Viking.



Esse era visto anteriormente como o primeiro veleiro da Noruega, o que agora pode ser reconsiderado.

As descobertas fortalecem ainda mais a teoria de um reino local governado a partir de Avaldsnes antes dos tempos de Haroldo I, que é universalmente visto como o primeiro rei da Noruega.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas