Projeto da Tarifa Zero Estudantil em debate no Legislativo

CLDF debate Tarifa Zero Estudantil Misto Brasília
No plenário da CLDF a comissão geral debate a Tarifa Zero Estudantil/Divulgação/CLDF

A Comissão Geral reuniu representantes da sociedade e dos estudantes para debater a proposta que tramita na Câmara Legislativa

Por Misto Brasília – DF

A Tarifa Zero Estudantil começou a ser discutida na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A primeira audiência aconteceu ontem (13) à tarde na Comissão Geral. A proposta está prevista no projeto de lei 44/2023.

O projeto do deputado distrital Ricardo Vale (PT) engloba o benefício para qualquer trajeto do serviço básico de transporte público coletivo de passageiros.



O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira, disse que 60% do custo do transporte do DF, que é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões ao ano, é pago pelo governo distrital.

O secretário disse que o subsídio para os estudantes, que representam cerca de 25% dos usuários, é de aproximadamente R$ 600 milhões anualmente, salientando que é preciso encontrar um meio orçamentário de viabilizar o projeto.

Leia – secretário de Transporte e Mobilidade é exonerado



Ele disse que é possível “ampliar esse direito”, como a implantação da gratuidade nos fins de semana, até alcançar “a tarifa zero para todas as pessoas”, registrou a Agência CLDF.

O deputado Ricardo Vale comentou que “a gente quer possibilitar que o estudante, além de ir para a escolar e voltar, além de ir para a universidade e voltar, possa também ir para uma atividade esportiva, ir para uma atividade cultural, ir para uma atividade de lazer, sair com os amigos, participar de todas as atividades que não sejam simplesmente as tarefas escolares”, afirmou.



Representante do movimento estudantil Luta DF, Lucas Guimarães disse que a tarifa zero ultrapassa o âmbito de ensino e engloba o direito à cidade.

“O estudante que antes era limitado ao seu bairro, à sua cidade, à sua praça, assim que esse projeto for aprovado vai poder estar frequentando todos os espaços de cultura”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas