O presidente Lula da Silva sobrevoou a área de Trizidela do Vale e Bacabal junto com o governador
Por Andreia Verdélio – DF
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que o governo federal reconheceu a situação de emergência de 53 dos 64 municípios que foram atingidos fortemente pelas chuvas no Maranhão. Veja um vídeo logo abaixo.
Neste domingo (09), o presidente Lula da Silva (PT), acompanhado de Góes e outros ministros, sobrevoou as áreas inundadas na região de Trizidela do Vale e Pedreiras e visitou um abrigo em Bacabal.
Leia – rompimento de barragem particular no Ceará
“Estamos atuando desde o primeiro momento junto com as equipes das defesas civil estadual e municipais nos planos de trabalho e até assessorando os municípios nos decretos de situação de emergência”, disse Góes, em coletiva de imprensa.
Lula da Silva disse que é preciso “tentar convencer” moradores de regiões atingidas por enchentes de que não é possível construir novas casas nos mesmos locais.
“Está aqui o ministro das Cidades [Jader Filho] me ouvindo. Nos projetos de construção de novas casas precisamos convencer as pessoas que não é possível construir uma casa no lugar que a gente sabe que vai dar enchente”, disse Lula, em coletiva de imprensa ao lado de ministros e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, no Aeroporto Regional de Bacabal.
“Em 2009 eu vim aqui em Bacabal numa cheia, a Roseana [Sarney] era governadora e eu estive aqui no mesmo rio, na mesma enchente. É uma demonstração de que quando moramos perto do rio não tem jeito não, vai sofrer enchente quando a chuva for demais”.
Cuidar do povo é nossa obrigação e juntos com o governo federal continuaremos trabalhando pelas pessoas que sofreram danos causados pelas fortes chuvas no Maranhão. O presidente @LulaOficial nos garantiu que não medirá esforços e seguirá ajudando nossos municípios. pic.twitter.com/VDBHvC0kDW
— Carlos Brandão ?? (@carlosbrandaoma) April 9, 2023