Suspensão dos consignados trava R$ 2 bilhões em empréstimos

Dinheiro espécie contagem Misto Brasília
O programa de negociação de dívidas tem ajudado os devedores/Arquivo/Divulgação

Cálculo feito pela associação dos correspondentes bancários divulgado hoje leva em consideração os últimos dez dias

Por Misto Brasília – DF

Cerca de R$ 2 bilhões deixaram de ser emprestados nos últimos dez dias para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social. O levantamento é da Associação Brasileira de Correspondente Bancários (Abcorban).



Na próxima terça-feira (28) o governo deverá decidir sobre essa suspensão, de acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele disse que vai tentar um acordo para acabar com esse impasse.

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), reduziu o teto de juros de 2,14% para 1,70% ao mês em empréstimos consignado. A associação teme que 50 mil trabalhadores sejam dispensados com esta trava em novos financiamentos.


“A redução do teto e a suspensão das linhas de crédito é um problema grave, já que afeta diretamente 400 mil empresas de correspondentes bancários em todo o Brasil, que tiveram suas operações praticamente paradas e sem receitas”, afirmou o presidente da Abcorban, Tiago Cintra Mauschi.

Os correspondentes bancários são responsáveis por 65% de todo atendimento e concessão de crédito feito pelo sistema financeiro, com 14,5 milhões de tomadores de empréstimos do INSS. Os aposentados e pensionistas representam entre 15% e 18% de cada município, parcela significativa que já está sem linha de crédito com a decisão.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Embaixada da Humgria Jair bolsonaro hospedagem

Dois dias em Budapeste

Aqui surgem as questões. Qual o motivo da “visita”? Com quais “autoridades” magiares ele conversou? Qual o teor das conversas?

Leia mais »

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas