Recusa de vários pilotos contra o primeiro-ministro Netanyahu

Israel Benjamin Netanyahu Misto Brasília
Benjamin Netanyahu é o primeiro-ministro de Israel/Arquivo/Reprodução

O representante do Estado de Israel foi obrigado a suspender uma viagem para a Inglaterra

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu foi obrigado a adiar uma visita a Londres devido à recusa de vários pilotos em pilotar seu avião, noticiou o jornal britânico Telegraph.

O portal israelense Ynet citou o anúncio do gabinete do primeiro-ministro, na semana passada, de que Netanyahu visitaria Londres na quinta-feira (23).



De acordo com o jornal, a recusa dos pilotos está ligada aos planos de Netanyahu de reorganizar o sistema de Justiça de Israel, o que tem provocado protestos em massa no país.

Segundo a mídia, o governo israelense não conseguiu encontrar um piloto para o transportar, após protestos em massa sobre os planos extremamente controversos de Netanyahu de reforma do sistema jurídico israelense.

Ainda de acordo com o jornal, um incidente semelhante ocorreu durante a visita de Netanyahu a Roma em março, quando os pilotos também se recusaram a trabalhar.



Protestos de milhares de pessoas contra a reforma do sistema de Justiça do país estão agora em sua décima primeira semana em Israel. O pacote de leis proposto limitaria significativamente os poderes da Suprema Corte, dando ao governo o controle sobre a nomeação de juízes.

O premiê israelense deveria se encontrar com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak hoje, sexta-feira (24). Autoridades israelenses disseram que a ameaça regional colocada pelo Irã deveria estar no topo da agenda.