Deputado do discurso transfóbico usou robôs para impulsionar seguidores

Deputado Nikolas Ferreira de peruca Misto Brasília
Deputado Nikolas Ferreira usa peruca para criticar as mulheres/Reprodução vídeo
Compartilhe:

A estratégia foi usada logo após o discurso feito contra as mulheres no plenário da Câmara

Por Misto Brasília – DF

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) teria usado robôs para impulsionar e conquistar novos seguidores nas redes sociais. É o que aponta relatórios de duas empresas especializadas em comunicação social. Assista o vídeo logo abaixo postado pelo próprio parlamentar.

A estratégia foi aplicada logo após o seu discurso transfóbico na tribuna da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher. Nikolas usou uma peruca e disse se chamar “deputada Nikole”, quando também criticou as mulheres no dia das homenagens.



A Vert.se Inteligência Digital, que analisou o rápido ganho de apoiadores do mineiro, aponta um aumento, no Instagram, de 90,1 mil seguidores no dia 9, seguinte à polêmica, registra o Correio Braziliense.

“Nikolas vem ganhando muitos seguidores em seu perfil nessa rede social, levantando a hipótese da utilização de robôs para aumentar sua base de fãs. Apenas nos últimos 10 dias foram somados mais de 176 mil usuários, valor consideravelmente alto para uma aquisição orgânica”, apontou o relatório da consultoria.



A .Map mostra o uso de “perfis suspeitos” na base de apoio de seguidores de Nikolas e de postagens nas redes sociais. Páginas de direita ligadas ao bolsonarismo e políticos de direita promoveram as postagens a favor do parlamentar.

“Entre os diversos públicos que se manifestam nas redes sociais, a maioria condenou o discurso transfóbico do deputado Nikolas Ferreira. Somente perfis suspeitos e opinião pública de direita bolsonarista defenderam o deputado”, de acordo com a mídia.



A CEO da Vert.se, Carol Zaine, a prática de usar bots para construir influência é comum entre influenciadores digitais e políticos.

“Uma vez nesses canais, eles podem, sim, ter um papel muito parecido com o que conhecemos como os de influenciadores digitais, porém com uma responsabilidade pública muito maior. As ferramentas ainda falham com frequência na identificação de notícias e perfis falsos (bots), e muitos políticos usam desses artifícios para construir essa influência, que se inicia de maneira artificial, mas que, pelos algoritmos, acaba chegando na opinião pública, que legitima a ação ao compartilhar ou falar sobre o tema”.




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas